"Escola em Saquarema incentiva aulas utilizando a informática"
Entendendo que o universo educacional precisa ser contextualizado, a Escola Municipal Edilson Vignoli Marins, no bairro de Rio de Areia, no município de Saquarema, avançou frente à inclusão de práticas pedagógicas informatizadas. Após verificar que cada vez mais cedo as crianças se “encantam” com os equipamentos eletrônicos e facilmente aprendem a manuseá-los, a equipe pedagógica da escola decidiu unir atividades educativas à informática, nas séries iniciais, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
.Depois de muita discussão e planejamento, a proposta foi inserida no Projeto Pedagógico da escola.
▬ Entendemos que a sociedade já está informatizada. E como o objetivo principal da escola é preparar cidadãos aptos , pensamos: Por que não incentivar aos professores que planejem as suas atividades utilizando os computadores, desde a alfabetização?.- relata a orientadora educacional da escola.
A escola possui um amplo laboratório de informática, climatizado,que anteriormente era frequentemente utilizado somente pelos alunos do 6º ao 9º ano, restando aos pequeninos apenas assistirem pequenos vídeos ou filmes.
Os professores participam de um processo permante de capacitação oferecido pela prefeitura e contam com a presença de um monitor responsável pela manutenção em suas aulas, caso haja algum problema técnico.
▬Os computadores são modernos e constantemente atualizados, além de estarem conectados à internet de banda larga, com uma ótima velocidade- informa o responsável técnico.
As aulas são alternadas entre a sala de aula tradicional e o laboratório de informática, com aulas dinâmicas e “divertidas”.
▬Estamos integrando o ensino de informática ao conteúdo das aulas utilizadas no ensino fundamental. “Nossas crianças estarão plugadas ao mundo digital”, explica a diretora da escola.
REFERÊNCIAS: Entrevista realizada na Escola Municipal Edilson Vignoli Marins, situada no bairro de Rio de Areia, no município de Saquarema- Rio de Janeiro, pela aluna de Pedagogia , Unirio( Cederj ), 3º período.


Acabei de comentar a notícia da colega Rosane sobre Educopedia, uma nova Plataforma online colaborativa, que poderá auxiliar nas aulas, tornando-as agradáveis, motivadoras. Mas encontra um empecilho para o seu funcionamento “A Conexão Banda Larga”. E agora lendo a sua notícia, pude perceber que existem escolas que estão bem no caminho da inclusão digital, e aqui em Saquarema, tão pertinho. Com equipamentos, boa conexão, apoio da direção, capacitação para os professores. Puxa!!!!
ResponderExcluirFico feliz por saber que existem prefeituras que investem em suas escolas e principalmente que incluem seus alunos digitalmente oferecendo a oportunidade de ter contato com as TICs. Parabéns a Prefeitura de Saquarema que tem se empenhado no oferecimento de máquinas novas e modernas e na capacitação dos professores!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com minhas queridas colegas!
ResponderExcluirÉ bom saber que dentro da nossa realidade existem ações como estas.
Este é o objetivo: estimular os alunos a participarem das aulas com o auxílio da tecnologia.
A sociedade está atualizada e a escola deve seguir este ritmo, planejando as atividades e promovendo a autonomia dos alunos pela facilitação do acesso a novas informações.
Nossa, Gostei muito da sua notícia, é sempre muito bom ver os rostinhos das crianças cheios de curiosidades e alegria por estár frente a maquina, esta curiosidade sem tamanho que parte deles facilita bastante a aquisição do conhecimento, tornando assim mais fácil a aprendizagem.
ResponderExcluirTEMOS QUE PARABENIZAR UM TRABALHO COMO ESTE QUE SERVE DE EXEMPLO PARA OUTRAS ESCOLAS OU PREFEITURA SEGUIREM! A INCLUSÃO DIGITAL É SEM DÚVIDA UM DOS CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
ResponderExcluirAs TICs são otimas ferramentas de aprendizagem, parabéns pelo projeto e que a inclusão digital venha ser uma realidade atual.
ResponderExcluir